Indaiatuba é uma das cidades brasileiras que apresenta grande crescimento populacional, trazendo um desenvolvimento acelerado do ramo da construção civil, com surgimento de vários condomínios residenciais, indústrias, edifícios, hotéis e também um crescimento acelerado de seu parque industrial. Tal crescimento tem acarretado um déficit de pessoas qualificadas para atender uma exigência cada vez maior do mercado de trabalho, de profissionais enquadrados sob a ótica de “competência diversa”. Dentro desse contexto, a organização oferece como alternativa oficinas que preparam cidadãos desempregados ou que não se prepararam quando mais jovens, por falta de condições socioeconômicas, e buscam agora mais qualificação para ampliarem seus conhecimentos e concorrerem às vagas disponíveis no mercado.Além das oficinas, a organização sente a necessidade de oferecer a esse público um espaço de convivência que, coordenado por uma psicóloga, possam se empoderar de saberes de cidadania e discutir com outros cidadãos suas experiências, suas dúvidas e receberem informações indispensáveis para a sua inserção no mundo do trabalho.

As oficinas oferecidas são:

  • Módulo “Mãos à Obra”: Eletricista Instalador, Instalador Hidráulico, Pedreiro Assentador e Revestidor;

  • Módulo “Qualidade Total”: Inspetor de Qualidade e Autocad;

  • “Oficinas Diversas”: Informática Básica e Intermediária; Redes de Computadores, Hardware, Espanhol Básico e intermediário, Violino, Teclado,  Manicure e Pedicuro, Cabeleireiro, Padaria Artesanal/ Bolos Doces e Salgados.

Cursos Gratuitos

Público Alvo

Jovens de 18 a 29 anos e adultos de 30 a 59 anos, desempregados ou na informalidade, que já tenham cursado no mínimo, a 5ª série do Ensino Fundamental, preferencialmente de famílias em vulnerabilidade social e/ou familiares dos adolescentes atendidos no Projeto “Mãos Jovens”. Esses usuários são principalmente moradores da zona sul da cidade e bairros periféricos, que agregam maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade social .

Objetivo Geral
Oferecer um conjunto de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos a cidadãos de 18 a 59 anos, provindos de famílias em situação de vulnerabilidade social, de forma gratuita, continuada, permanente e planejada, que desenvolvam sua convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

Objetivo Específico

1. Formação profissional gratuita para jovens acima de 18 anos e adultos até 59 anos, ambos os sexos, com oficinas que desenvolvam suas habilidades e potencialidades para novos projetos de vida com autonomia e protagonismo social;

2. Melhoria do nível de informação dos beneficiários do Projeto, principalmente quanto a direitos e deveres do cidadão, com palestras ministradas por profissionais qualificados que já atuam em outros projetos da organização;

3. Espaço de convivência e fortalecimento de vínculos, coordenado por um(a) psicólogo(a), onde os beneficiários desenvolvam o convívio grupal,familiar, comunitário e social , suas relações de afetividade e solidariedade.