Objetivo Geral

Oferecer um conjunto de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos a adolescentes de 12 a 18 anos, provindos de famílias em situação de vulnerabilidade social, de forma gratuita, por meio do jovem aprendiz, permanente e planejada, que desenvolvam sua convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

Objetivos Específicos

1. Orientar jovens de 12 a 18 anos incompletos para o mundo do trabalho, com oficinas que despertem e desenvolvam suas potencialidades, inclusão digital, habilidades e talentos, de modo a orientá-los para a escolha da profissão, além de aprendizagem para a conquista do primeiro emprego;

2. Possibilitar a ampliação do universo informacional e cultural de adolescentes do projeto, contribuindo para a construção de novos conhecimentos e propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social;

3. Assegurar espaço de convivência coordenado por psicóloga que lhes assegure convívio grupal comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.

Público Alvo

Adolescentes na faixa etária de 12 a 18 anos, que estejam frequentando regularmente o ensino Fundamental/ Médio e de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, residentes no município de Indaiatuba/SP. Esses usuários são principalmente moradores da zona sul da cidade que agrega maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Muitos desses adolescentes são encaminhados por outras organizações ou pela rede de serviços sócio-assistenciais do município como: CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e outros. Alguns desses adolescentes recebem transferência de renda (bolsa família ou auxílio doença). O Projeto “Mãos Jovens” atende anualmente mais de 700 adolescentes de forma direta e 2.800 pessoas (familiares) de forma indireta. A organização também desenvolve outros projetos que contemplam os familiares desses jovens de maneira a prestar um serviço de proteção e atendimento à família. Por esse motivo, os três projetos formam o Programa “Abraçando a Família”.

Módulos do Projeto:

Jovem Aprendiz

Módulo “Inclusão Digital” – Comunidade.

Nas oficinas de inclusão digital utiliza a metodologia da FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) que acontecem de segunda a sexta-feira, manhã, tarde e noite.

Módulo “Construindo o Futuro com Cidadania”

Os adolescentes  que participam deste módulo são aqueles que não conseguiram um desempenho mínimo na avaliação diagnóstica escrita (Português, Matemática e Redação) para participarem do módulo “Desenvolver Talentos”. Durante um semestre participam de grupo de convivência e oficinas que tem por objetivo resgatar suas dificuldades e poder concorrer novamente a uma vaga no módulo “Desenvolver Talentos”, que é um preparatório para o primeiro emprego.

As oficinas oferecidas são: Grupo de Convivência, Informática Básica, Apoio em Comunicação e Expressão, Desenvolvimento de Raciocínio Lógico, Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico e Metrologia Básica. Os grupos de convivência são desenvolvidos por uma psicóloga que utiliza diversas técnicas de grupos e contação de histórias através de livros doados pela Editora Paulus. Além disso, a família dos adolescentes serão convidadas a participar de grupos de convivência e fortalecimento de vínculos, com encontros semanais de 2 horas

Módulo “Oficinas Culturais”

São oferecidos o curso de Inglês Básico, Violão, Violino e Teclado. Para a oficina de Inglês Básico, a organização passou a contar, desde 2013, com valiosa parceria da Cambridge, através da qual pode também utilizar a sua metodologia e apostila.

Módulo “Desenvolver Talentos”

Este módulo é desenvolvido em duas modalidades para poder atender tanto aqueles que apresentam um desempenho acima da média e já incluídos digitalmente (intensivo), como aqueles que apresentam um desempenho mediano e sem inclusão digital (extensivo). Todos participam de grupos de convivência.

  • Pré-Aprendizagem Extensiva: Inclusão Digital, Preparatório para o Mercado de Trabalho; Contação de História; Sexualidade na Nossa Vida; Apoio em Comunicação e Expressão e Desenvolvimento do Raciocínio Lógico.
  • Pré-Aprendizagem Intensiva: Preparatório para o Mercado de Trabalho; Contação de História e Sexualidade na Nossa Vida.

Módulo “Aprendiz”

É desenvolvido através de quatro cursos devidamente cadastrados no Ministério do Trabalho e Emprego: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Logística,  Auxiliar de Comércio e Varejo e Auxiliar de Produção.

Benefícios na contratação do jovem aprendiz

Praticar uma ação efetiva de responsabilidade social contribuindo para que haja menos desemprego e maior capacitação da juventude;
Formar mão-de-obra de sua própria empresa, e poder contar com este jovem aprendiz no futuro;
Economizar em encargos trabalhistas (redução da alíquota do FGTS para 2% e ausência de multa rescisória ao final do contrato).

Para ser considerado aprendiz o jovem deve ser matriculado em um curso de formação teórica compatível com a função que ele desenvolve na empresa contratante.

Veja abaixo os cursos de aprendizagem disponibilizados pelo Educandário “Deus e a Natureza”.

– Auxiliar Administrativo
– Auxiliar de Comércio e Varejo
– Auxiliar de Logística
– Auxiliar de Produção

Manual da Aprendizagem

Para saber mais sobre o Manual da Aprendizagem, clique aqui.
Errata Manual da Aprendizagem, clique aqui.