Contrate um Jovem Aprendiz

Faça parte de nosso projeto e mude o futuro de um jovem.

Integração ao mercado

Além de cumprir cota, sua empresa ajuda na transformação social de muitos adolescentes e jovens!

O projeto Jovem Aprendiz é uma iniciativa governamental no Brasil, que visa proporcionar oportunidades de trabalho e formação profissional para jovens entre 14 e 24 anos. Criado pela Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000), o projeto tem como objetivo promover a inserção dos jovens no mercado de trabalho, combinando atividades práticas nas empresas com a formação teórica, ministrada por entidades formadoras, devidamente habilitadas pelo governo federal.

É importante destacar que o programa Jovem Aprendiz visa garantir uma formação profissional adequada aos jovens, respeitando sua faixa etária, direitos trabalhistas e condições de trabalho seguras.

Como funciona o Programa Jovem Aprendiz do EDN?

Antes de irem para as entrevistas, os adolescentes e jovens frequentam o Módulo “Desenvolver Talentos”, que é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, composto por oficinas que abordam temas relevantes de preparação para o mundo do trabalho, como: Comunicação e Expressão, Raciocínio Lógico, Sexualidade na Nossa Vida, Preparação para o Mundo do Trabalho e Interação Social. Além disso, também fornecemos apoio abrangente às famílias por meio de grupos de pais.

Nosso projeto de socioaprendizagem se diferencia por oferecer incentivo e preparação para que os seus participantes conquistem autonomia socioemocional, orientando-os na construção e reconstrução de suas histórias, vivências individuais e coletivas, estimulando a participação social, a prevenção de riscos sociais e a violação de direitos.

Cursos Oferecidos

Auxiliar de Serviços Administrativos e de Almoxarifado

Com duração em torno de 15 meses, neste curso o aprendiz frequenta as atividades teóricas 1 vez por semana no Educandário e 4 vezes por semana realiza as atividades práticas na empresa contratante. 

A carga horária diária é de 6 horas diárias (consultar disponibilidade de turma). 

CBOs articulados por esse curso:
– Arquivista/arquivador – CBO 4151-05
– Almoxarife – CBO 4141-05
– Auxiliar de escritório/administrativo – CBO 4110-05
– Contínuo/Office Boy/Office Girl – CBO 4122-05

Auxiliar de produção

Com duração em torno de 11 meses, neste curso os aprendizes frequentam as atividades práticas 1 vez por semana e a cada 15 dias, 2 vezes. Os aprendizes para esse curso devem obrigatoriamente ter mais de 18 anos de idade.

A carga horária diária é de 6 horas diárias (consultar disponibilidade de turma). 

CBOs articulados por esse curso: 
– Alimentador de linha de produção – CBO 7842-05

Auxiliar de Comércio e Varejo

Com duração em torno de 11 meses, neste curso os aprendizes frequentam as atividades práticas 1 vez por semana e a cada 15 dias, 2 vezes. 

A carga horária diária é de 6 horas diárias (consultar disponibilidade de turma). 

CBOs articulados por esse curso: 
– Vendedor de Comércio Varejista – CBO 5211-10

Entenda o processo de contratação

  • PASSO 01

    O adolescente ou jovem que está interessado em ser um jovem aprendiz preenche no site um formulário de interesse. Em seguida, será convocado para a entrevista social, obedecendo-se a ordem de inscrição..

  • PASSO 02

    Após a inscrição e entrevista social, obedecendo os critérios de vulnerabilidade socioeconômicos, o adolescente ou jovem interessado será direcionado para o "Desenvolver Talentos", um espaço de convivência e fortalecimento de vínculos, onde terá a oportunidade de participar de diversas oficinas. Essas oficinas incluem temas como Comunicação e Expressão, Raciocínio Lógico, Sexualidade na Nossa Vida, Preparação para o Mundo do Trabalho e Interação Social. Essa etapa é fundamental para garantir que os participantes estejam preparados para os desafios do mundo do trabalho, adquirindo conhecimentos essenciais para superá-los. Os participantes serão capacitados e fortalecidos para as novas experiências que os aguardam, incluindo a jornada como jovens aprendizes.

  • PASSO 03

    Após concluir o "Desenvolver Talentos", manifestando interesse, é encaminhado ao Banco de Talentos, onde permanece até surgir uma oportunidade de participar em processos seletivos, nas empresas contratantes de jovens aprendizes. Essa etapa se dá mediante estabelecimento de um termo de parceria entre o EDN e a empresa contratante.

  • PASSO 04

    Após aprovação em processo seletivo, é dado início ao processo de contratação, através da entrega de documentações, exames médicos admissionais, entre outros. A data de início fica condicionada ao cronograma anual de início de turmas, o que acontece todo mês.

  • PASSO 05

    Início do contrato de aprendizagem, com acompanhamento integral pela nossa equipe técnica durante a todo o tempo de contrato, possibilitando melhoria do desempenho do aprendiz e melhor alinhamento entre capacitação teórica e prática.

Vantagens a empresas parceiras

Oferecemos um acompanhamento integral aos jovens aprendizes. Nossa equipe é composta por pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e coordenadores, todos preparados para apoiar a empresa contratante no desenvolvimento dos aprendizes. Realizamos visitas técnicas periódicas e, anualmente, organizamos capacitações para os tutores, que podem ser ministradas in company.

Essa capacitação dos instrutores é uma importante ferramenta para o desenvolvimento do projeto, pois garante que a empresa esteja desempenhando de forma adequada a capacitação prática, sempre alinhada com a capacitação teórica oferecida pelo EDN.

Material didático próprio, com conteúdo desenvolvido pela área sociopedagógica, utilizando linguagem atual e temas conectados ao universo do jovem e às necessidades das empresas.

Muitos talentos são descobertos pelas empresas contratantes, o que cria oportunidades de efetivação para os aprendizes após sua participação no projeto. A experiência e o treinamento adquiridos durante o programa de socioaprendizagem possibilitam às empresas contratar esses jovens promissores, que podem integrar o time de funcionários trazendo consigo as vantagens de estarem bem treinados e alinhados à cultura organizacional. Isso confere à empresa um valioso diferencial competitivo.

Formação do cidadão por meio da capacitação profissional e do despertar de habilidades empreendedoras, potencializando a diversidade e inclusão de jovens talentos nas empresas parceiras.

Fala Aprendiz

Depoimentos que inspiram

Reproduzir vídeo

Parceiros que confiam em nosso trabalho

Scroll to Top